Os alimentos que ingerimos afetam nossa capacidade de suportar o stress.
A saúde de cada célula nervosa depende da recepção dos nutrientes adequados para seu bom funcionamento.
Assim aquilo que comemos determina o que o sangue transporta para as células nervosas: toxinas ou nutrientes. Desta forma para fortalecer o sistema nervoso devemos saber quais nutrientes necessitamos e quais toxinas e ou outras substancias não necessitamos.
De acordo com isso, devemos incluir em nossa dieta os alimentos que proporcionam os nutrientes positivos e excluir os negativos:
Lembre-se que se suas células estiverem sãs, você estará são.
Usar alimentos em vez de recorrer a vitaminas ou outras substancias para eliminar o stress, é mais seguro e muito mais efetivo em longo prazo para termos um sistema nervoso mais forte.
Alimentos que ajudam a aliviar o stress:
– Banana: contém grande quantidade de vitaminas e minerais e sua doçura natural não prejudica o corpo de maneira nenhuma e satisfaz o apetite sem nenhum tipo de açúcar refinado. Além disso, é um bom alimento para ulceras. Muita gente não sabe que ao raspar a parte interna da casca com uma colher, se encontra uma grande quantidade de minerais e vitaminas. Este material raspado não é muito doce, porém o que lhe falta em sabor estará mais do que compensado ao dar as células nervosas os nutrientes que necessitam para uma boa saúde. A banana madura é o primeiro alimento que deve ser incluído na dieta diária.
-Amêndoa: é conhecida e respeitada por suas propriedades regenerativas e nutricionais nas antigas civilizações. É um alimento completo que pode ser consumido com outros alimentos. Nela contém quase todos nutrientes para o fortalecimento do sistema nervoso: vitaminas do complexo B, minerais como cobre, ferro, potássio, fósforo e cálcio. Também possui muita proteína, o que proporciona energia por um período prolongado. Em muitas culturas é conhecida como um alimento afrodisíaco para os homens. A melhor forma para ingeri-las é sem a pele que a envolve. Nesta pele não existe nenhum benefício nutricional e ela é muito difícil para digerir. Este é o segundo alimento que deve incluir em sua dieta anti stress.
-Passas: é um alimento nutritivo e saboroso. São ricas em ferro, cálcio, cobre e vitaminas B1 e B6. É recomendável tomar água depois de comer passas ou qualquer outra fruta desidratada para compensar a água perdida. Se a pessoa é fumante, deve consumir mais passas, para que sua dieta seja mais rica em ferro. Este é o terceiro alimento para sua dieta.
– Brócolis e Espinafre: estes dois vegetais verdes foram eleitos como os vegetais anti stress, devido a vitalidade que eles proporcionam por terem nutrientes específicos para o sistema nervoso. Os brócolis são ricos em vitamina C, complexo B, potássio, cálcio, magnésio, ferro e cobre. O espinafre contém grande quantidade de vitamina A. Estes são o quarto e quinto alimentos para sua dieta.
– Trigo em grão: essencial para um sistema nervoso forte é uma grande fonte de vitamina B. O germe de trigo é rico em complexo B, ácido fólico e vitamina B6. Também é rico em ferro, fósforo, vitamina E, magnésio, cobre e potássio. Ele é um alimento curativo. É o sexto alimento.
– Semente de Girassol: é uma semente pequena, mas muito rica em vitamina E – ajuda na oxigenação do sangue e é muito bom para o coração. Também possui vitamina B – o que é muito boa para manutenção do sistema nervoso. Este é o sétimo alimento.
– Leite quente: um copo de leite quente com um pouco de mel ao dormir, é muito indicado para estes tempos. O cálcio que contém o leite é muito bom, e o fato de estar quente, faz com que a área estomacal se relaxe, pois esta área é muito afetada em situações de stress. Também contem potássio, fósforo e vitamina B12. Este é o oitavo e ultimo alimento para sua dieta de 40 dias, para combater o stress.
BOM APETITE!!!!
Adorei, muito interessante e útil esta matéria…muito obrigada,
Selma
Pode sim Selma!
Sat Nam